Quando lhe convém, a medicina trata mulheres como homens e isso está matando mulheres

Faz poucos meses que perdi uma tia muito querida. Apesar da idade e da saúde frágil, as mazelas estavam sendo bem administradas. Sob o cuidado atento e amoroso de sua filha, acreditei que teríamos tia A. adoravelmente se espantando com as coisas mais simples do mundo ainda por uns bons anos. Sua morte repentina foi um choque.

Tia A. apresentou os sintomas clássicos de infarto em mulheres. Ela sentiu dificuldade para respirar, dor “nas costas” e mal estar geral. …


Fonte: Boletim internacional Nyéléni, número 6. Disponível em espanhol e francês.

Nyéléni, por Anna Loveday-Brown

Mulheres em áreas rurais e urbanas: uma história com muito em comum

Dia a dia, as mulheres enfrentam problemas pelo simples fato de serem mulheres: seja no campo ou na cidade, elas se deparam com um sistema econômico que discrimina todas igualmente, já que é capitalista e patriarcal. Um sistema que se baseia na separação entre produção e reprodução; que coloca as atividades de mercado dentro da primeira e as tarefas que geralmente as mulheres desempenham dentro da segunda, tornando os laços entre as duas invisíveis. Em oposição a…


Tradução do texto original de Alicia H. Puleo. Publicado originalmente em “Chaves do ambientalismo social”.

Ilustração por Isadora Reimão

O ecofeminismo surgiu do encontro entre feminismo e ecologia. Talvez justamente por seu duplo pertencimento, ainda é uma grande incógnita para ambos os movimentos, a despeito de, na sua variedade de correntes, abrir um horizonte promissor para feministas e ecologistas.

Quero começar enfatizando que ser ecofeminista não implica afirmar que as mulheres, de maneira inata, são mais ligadas à natureza e à vida do que os homens. Embora algumas teóricas tenham visto desta maneira, de uma perspectiva construtivista da subjetividade do indivíduo e segundo estudos…


Tradução do texto original de Anna Moore

Dr Alyson McGregor, Rhode Island Hospital. Foto: Benedict Evans/The Observer

O corpo das mulheres é diferente do dos homens desde o nível celular, mas geralmente os mesmos tratamentos são prescritos para ambos os sexos — em detrimento das mulheres. É a Dra. Alyson McGregor quem dispara o alarme.

No final de seu treinamento em medicina de emergência na Brown University, Rhode Island, Dra. Alyson McGregor foi questionada sobre qual seria sua “especialidade”.

“É esperado que você tenha um nicho, então minha resposta foi: “Bem, eu me interesso pela saúde das mulheres’”, diz McGregor. “A partir daí, as pessoas pensaram: ‘Ah, ela gosta de…


Karen Horney foi uma psicanalista feminista do início do século XX que se rebelou contra as teorias de Freud e cunhou termos como “inveja do útero”.

Texto original

Karen Horney

Sigmund Freud e seu método de psicanálise suportaram muito mal a passagem do tempo: hoje, algumas de suas teorias estão incluídas nas pseudociências. No entanto, há um século atrás, não era tão fácil criticar seus prestigiosos postulados e, muito menos, se você fosse uma mulher. Por essa razão, o trabalho de Karen Horney vale tanto a pena.

Nascida nos arredores de Hamburgo (Alemanha) em 1885, ela estudou medicina incentivada por sua mãe. Mais tarde, tratou de se especializar em psicanálise em Berlim, sob a orientação de Karl Abraham, um dos discípulos mais destacados de Freud. Enquanto se formava…


Leah Ruppanner, em 15/08/2019

Texto original

Tradicionalmente, ser multitarefa é percebido como uma especialidade das mulheres. Uma mulher, especialmente uma com filhos, rotineiramente trabalha “fora” e administra uma casa — que é por si só uma mistura frenética de lancheira das crianças, tarefas domésticas e organização de compromissos e arranjos sociais.

Mas um novo estudo, publicado hoje no PLOS One, mostra que as mulheres não são melhores em multitarefa do que os homens.

O estudo testou se as mulheres eram melhores em alternar entre tarefas e manipular várias tarefas ao mesmo tempo. …


Extrato do texto original de Caitlin Roper

Depois de analisar uma grande quantidade de anúncios, percebi que as poses eram basicamente projetadas para manter as mulheres “em seus lugares”. Criei quatro categorias de poses, a maioria dos anúncios que analisei continha uma ou mais categorias:

A.) ASSUSTADA — VÍTIMA
Ela está olhando por cima do ombro ou sua expressão facial está assustada. Ela tem as mãos posicionadas como um escudo, em posição de proteção. Ela está se afastando de um homem. Ela está morta. Qualquer imagem representando a mulher como vítima.

B.) POSICIONADA PARA SEXO — NUA — SEDUTORA
Ela está numa posição sexual: deitada com as costas…


Marilyn French

Este trecho é uma transcrição do excerto do programa “Charlie Rose Show”’ com Marilyn French, de 1992, traduzido por Uma Mulher, no YouTube.

Entrevistador: Então, muitas pessoas estão se manifestando dizendo que “Marilyn French tocou num ponto nevrálgico”. Por outro lado, alguns dos seus críticos dizem: nós somos… [aponta para si próprio, muda de ideia e se retira do sujeito da pergunta] Os homens são tão maus assim? Não há nada que possa redimir os homens? É tudo assim preto no branco?


Andrea Dworkin

Tradução do prefácio do livro Intercourse

Introdução de Ariel Levy

PREFÁCIO

Quando eu terminei de escrever Intercourse um colega me aconselhou a adicionar uma introdução para explicar o que o livro queria dizer. Dessa maneira, os leitores não ficariam chocados, com medo ou zangados, porque as ideias seriam familiares — pré-mastigadas, mais fáceis de digerir; eu me protegeria de leituras ruins ou maliciosas e distorções intencionais; minha ânsia de me explicar mostraria as pessoas que eu queria que elas gostassem de mim e do meu livro, a quintessência da representação feminina. Pelo menos um joelho estaria visivelmente dobrado.

Outros colegas…


Andrea Dworkin

Tradução de Intercourse

Prólogo de Ariel Levy para a edição de 20º aniversário da primeira edição de Intercourse

PRÓLOGO

Como a maioria dos escritores, Andrea Dworkin achava que seu trabalho era pouco valorizado. Como muito poucos deles, ela estava certa. A personagem Dworkin — a figura mítica, o símbolo sexual invertido — eclipsou a Dworkin escritora na imaginação do público. Existem muito mais pessoas com uma opinião formada sobre ela, do que pessoas que realmente tenham lido o seu trabalho.

Se este é o primeiro livro dela que você encontrou, prepare-se — ela tinha uma voz como nenhuma outra. Talvez…

Sabrina Falcão

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store